Encontrar o protetor solar ideal para o rosto pode ser um desafio. Ao entrar em uma farmácia ou no e-commerce podem surgir muitas dúvidas sobre qual comprar. No entanto, mais do que preço, a escolha do produto depende das necessidades específicas da sua pele.
Existem diversos tipos de filtro solar com cor, sem cor, em creme, em gel, pó, com sérum, bastão para diversos tipos de pele: seca, oleosa, sensível, com melasmas ou manchas.
Para ajudar você nessa escolha, preparamos uma seleção de protetores solares faciais indicados para diferentes tipos de pele e necessidades. Porém, lembre-se da importância de consultar um dermatologista, que poderá avaliar o seu perfil e indicar a melhor opção para você.
Segue a lista dos protetores para o rosto.
Para Pele Oleosa ou Acneica
Este tipo de pele exige fórmulas leves, que não obstruam os poros e ajudem a controlar a oleosidade ao longo do dia, evitando cravos ou outras erupções. Busque por texturas em gel-creme, fluidos, com textura leve e produtos com alegações como “toque seco”, “efeito matte” e “oil-free”.
Protetores com cor também ajudam a reduzir a oleosidade. E o fato de terem pigmento ajuda na prevenção dos efeitos das luzes de telas. A cor cria uma barreira física contra a luz, que diminui a sua nocividade.
Para Pele Seca ou Madura
Peles secas e maduras necessitam de protetores que, além de proteger, reforcem a hidratação e combatam os sinais do envelhecimento. Fórmulas com ativos como ácido hialurônico, antioxidantes, vitaminas C e texturas cremosas são as mais indicadas.
Para Pele Sensível ou com Rosácea
A prioridade aqui é a suavidade. Fórmulas hipoalergênicas, sem fragrância e com filtros físicos (minerais) são as mais seguras para evitar irritação, vermelhidão e ardência para peles sensíveis.
Além disso, alguns especialistas indicam filtros não comedogênicos, ou seja, aqueles que ajudam a não obstruir os poros, reduzindo o surgimento de espinhas.
Protetores com propriedades calmantes e anti-inflamatórias também são importantes para acalmar a pele e controlar a reação inflamatória da rosácea.
Para Pele com Melasma ou Manchas
Para quem lida com melasma ou hiperpigmentação, o protetor solar com cor é um aliado indispensável. O pigmento de óxido de ferro presente na fórmula potencializa a proteção contra a luz visível, um dos principais gatilhos para o surgimento e escurecimento das manchas.
Procure também protetores solares que contêm ativos clareadores, como a niacinamida e o ácido tranexâmico, que ajudam a inibir a produção de melanina, clarear manchas escuras, uniformizar o tom da pele e prevenir o surgimento de novas manchas.
Se ainda estiver na dúvida sobre o seu tipo de pele ou qual protetor solar é o mais adequado, criamos um quiz interativo que pode ajudar a entender melhor qual produto combina com a sua rotina e com o nível de exposição ao sol.











